Tem idade certa para empreender?

O que? Você jura que vai esperar você ter trinta e cinco anos para começar a empreender? Mas como assim? Eu já vejo você fazendo tanta coisa que já pode ser considerado como empreendedorismo e você quer uma data oficial para isso acontecer? Acho que você está comendo mosca, meu caro ou minha cara. Não tem essa de idade certa, mas sim do quanto você está pronto para lidar com um desafio. 

Já conheci muita gente jovem que tá pronta para o que der e vier e nem completou lá a sua maior idade, mas já sabe muito bem o que quer. Não deixa que um obstáculo se coloque na frente e tá mesmo afim de enfrentar grandes momentos para ir amadurecendo também. Assim como eu já vi gente que preferiu segurar o instinto para empreender logo depois da aposentadoria. 

Tem de tudo, né? O importante não é colocar o rótulo de uma idade para saber que ali chegou o momento, mas o quanto de gás e vontade você tem para investir no seu negócio, na sua arte e no que você acredita. Tudo bem não estar pronto agora, tudo bem se você quiser esperar um pouco para ter mais uma grana e saber que você tá mais assegurado financeiramente falando. 

Mas não se prenda ao tempo. O tempo nos diz muito, mas é um limitante. Muitas vezes achamos que esperar pode nos dar algo que nós já temos agora. Talvez alguém esteja te dizendo que você precisa esperar, porque segundo o que ela entende, o tempo é necessário, mas e você? O que você quer fazer? O que você acha que pode ser o seu diferencial? 

Só para constar uma dica: para alguns casos, a falta de tempo é justamente que faz você dar um salto no seu empreendimento pessoal. Pensa nisso? E não esquece que tudo é uma oportunidade, mas precisamos reconhecer quando elas são. Só faremos isso quando conhecermos o que de fato queremos. 

•foto: Aron Visuals

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *